11 4551.1128 | 11 99567.9430 (MKT) ou 11 98433.4484 (WEB) mail@agenciadb.com

Não é incomum que páginas do Facebook e perfis do Instagram sejam hackeados – e dá muito trabalho recuperar (e nem todo mundo consegue).

Uma das maneiras mais comuns do roubo de páginas/perfis é através da troca de gerenciamento – quando você contrata um prestador de serviços para administrar. Como algumas funções só podem ser feitas por um Administrador, muita gente acaba dando poderes totais a um usuário que atua como Criador De Conteúdo.

Ao fazer isso, corre-se o risco do “Gerente” banir o dono da Fan Page e se tornar ele mesmo o novo dono com total controle administrativo. Assim, só dê controle total a quem você confia plenamente – e, mesmo assim, ainda corre o risco de ser banido de sua própria página em caso de se desentender com a pessoa ou ter qualquer entrave. O ideal é escolher sempre uma das outras atribuições para alguém que vai compartilhar sua página com você.

Vamos explicar uma das tentativas de se recuperar sua página no FB:

Primeiro, caso saiba quem está por trás de sua página, tente um contato amigável. Se não resolver ou você não souber quem é, vá até a página que foi roubada e clique no ícone de “engrenagem” que fica ao lado de “mensagem” e depois em “enviar comentários”.

Clique em “Sou administrador da página” e em seguida em: “Tenho um comentário sobre a página”.



No campo “Assuntos” deve escrever: “Esta página foi hackeada e roubada”

No campo “Seus comentários”, descreva o problema, informando o e-mail usado para se logar e o endereço no Facebook. Sempre de forma muito educada, finalizar com o alerta de que se a página não for recuperada, irá entrar com uma ação judicial responsabilizando o Facebook pelos danos materiais.

Aguarde o contato deles.


O Instagram não tem o mesmo sistema de ‘divisão’ de tarefas do perfil – mesmo o perfil comercial. Assim, não há alternativa: se você decide contratar alguém para te ajudar na tarefa de conteúdos, tem que dar a senha do perfil.

Pelo página do Facebook o Editor  consegue visualizar informações, responder e excluir comentários do Instagram e editar detalhes da conta do Instagram. Mas não consegue publicar. Assim, se você precisa que alguém publique no Instagram tem que dar sua senha.

Mas você deve sempre deixar seu celular e e-mail como principais – é através deles que será possível recuperar sua conta. E se alguém tentar mudá-los, você receberá uma notificação – e não deve autorizar a mudança, claro.

Se você ainda não perdeu o acesso à sua conta, a recomendação é de que você redefina imediatamente a sua senha. Crie uma que misture letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Quanto maior e mais variada de itens, mais segura será.

Você pode trocá-la a partir do seu computador clicando em “Editar seu perfil” e em seguida clicando sobre “Alterar senha”.

Pelo smartphone, toque sobre os 3 pontinhos no canto superior direito da tela e em seguida em “Alterar senha”.

Se você perdeu o acesso à sua conta, abra o app no celular e na tela de login toque na opção “Obter ajuda para fazer login”, abaixo de “Entrar”.

Selecione “Usar nome de usuário ou email”, “Enviar um SMS” ou “Entrar com o Facebook”, digite suas informações e siga as instruções na tela. Após definida uma nova senha de acesso, é recomendável aumentar a segurança da sua conta.

Aumentando a segurança

O Instagram oferece um recurso adicional para proteger a sua conta, chamado “Autenticação de dois fatores”. Através dessa camada adicional será preciso informar um código de acesso recebido por mensagem de SMS além de ter que informar a senha cadastrada. Esse código será exigido quando o app for configurado no seu smartphone. Para habilitar a “Autenticação de dois fatores”, siga os passos descritos abaixo:

1 – Execute o Instagram, e acesse as configurações.

2 – Toque na opção “Exigir código de segurança”.

3 – Informe o código recebido por mensagem de SMS.

Após habilitado, o Instagram disponibilizará mais alguns códigos que poderão ser salvos no aparelho. Se você perdê-los, bastará solicitar novos códigos repetindo os passos descritos acima.

Outras dúvidas sobre o Instagram, acesse o painel de ajuda do aplicativo.


Troque também periodicamente as senhas de acesso a seu Facebook, painel de seus sites, e-mails e demais redes sociais. Evite usar o nome do seu animal de estimação, filhos, netos…

Com essas dicas, esperamos que caso você tenha perdido (ou venha a perder) poderes sobre sua conta, consiga recuperá-los rapidamente. Boa sorte! 😉