11 4551.1128 | 11 9 9567.9430 ou 11 9 8433.4484 mkt@agenciadb.com

O Instagram firmou-se como rede social para postagem de fotos, com limitações para links, mão única de compartilhamento, um sistema confuso de publicidade para empresas, entre outros detalhes. Mas depois da saturação política no FB, muita gente vem migrando – o clima é bem mais leve, né? ?

Com a demanda, os criadores vem presenteando os usuários com algumas mudanças – ainda que a passos lentos, no bom sistema “devagar e sempre”.

Uma das mudanças recentes foi a liberação do carrossel – a postagem múltipla de (até 10) fotos – para todos os perfis – funcional para coleções de moda, resumo de produtos do mês, divulgação de cursos de temas e datas diferentes, portfólio, e tudo o que a imaginação inventar. Para que funcione, atualize o app – que está disponível a partir da versão 10.9 para iPhone (iOS) e Android.

Mas é preciso saber que perfis comerciais são diferentes de perfis pessoais e vamos falar sobre alguns macetes para aqueles que desejam cuidar de suas contas comerciais sozinhos.

Primeiramente, é preciso entender que perfis comerciais são obrigatoriamente abertos – o que significa que QUALQUER PESSOA pode ver e seguir o seu perfil – a menos que você bloqueie o usuário indesejado. E ele tem que ser aberto, senão não tem função – pra que alguém quereria um perfil comercial só para as pessoas que conhece, né?

E o que fazer para conseguir mais seguidores? Essa é a pergunta que mais ouvimos e não tem mágica: você tem que trabalhar arduamente no seu perfil, criando e oferecendo conteúdo interessante – além do seu produto ou serviço e frases feitas. Recorra ao humor (sem exageros) e sempre curta e responda aos comentários. No Instagram – assim como em todas as redes sociais (veja aqui um post sobre esse assunto relacionado ao Facebook) -, algumas empresas oferecem seguidores – com preços até razoáveis e promessas de interessados no que você oferece. Fuja disso: não há como nenhum vendedor de seguidores garantir qualquer tipo de segmentação para o seu negócio. O que vai acontecer é um aumento numérico, mas sem engajamento – e isso não favorece seus objetivos. Leia aqui sobre estratégias que valem para todas as redes sociais.

É sempre bom estar atento a postagem de imagens de alta resolução – o tamanho ideal é um quadrado de pelo menos 640 pixels X 640 pixels, sendo o tamanho ideal 1080 X 1080 pixels; num perfil comercial, isso é imprescindível – inclusive na distribuição, pois fotos de melhor resolução são mais divulgadas. Os perfis comerciais do Instagram também permitem que se faça promoções; entretanto, os critérios são ainda mais exigentes que o FB ou, digamos, diferentes.  Por exemplo: às vezes você consegue até impulsionar uma imagem com bastante texto, mas a imagem sempre tem que ser de alta resolução. 

adb_instaNão faça vários posts no mesmo dia – no máximo dois ou três, e com intervalos de 04 horas no mínimo. Os algoritmos do Instagram são diferentes, de modo que ele precisa de tempo para a distribuição das suas postagens; se você posta uma imagem atrás da outra, ele só coloca a informação no feed das pessoas que costumam te curtir sempre. O resultado, portanto, é zero, porque os seus amigos, seus irmãos, seus pais, etc., geralmente não convertem (ou convertem pouco) retorno real para o seu negócio. Você precisa que gente que não te conhece te conheça, se interesse pelo que você oferece e passe a acompanhar suas publicações – e, posteriormente, adquirir o seu produto ou serviço.

Não existe uma regra sobre quantidade de postagens, portanto, use o bom senso. Como dito no parágrafo anterior,  não sobrecarregue o feed de seus seguidores com uma enxurrada de informações ao mesmo tempo, mas também não desapareça por longos períodos.

Vídeos: para ambas as contas (comercial e pessoal), o Instagram só aceita vídeos de 60 segundos (um minuto). Isso significa que se você postar um vídeo com mais do que esse tempo, ele interrompe sumariamente – e se tiver mais informação, não serve pra nada. E atente para, antes de postar, ajustá-lo corretamente, no formado do vídeo (retangular); senão, ele fica quadrado e totalmente fora de esquadro.

Use hastags ligadas ao seu negócio principal + as relacionadas à postagem. No Instagram você pode utilizar até 30 hashtags por postagem. Isso significa 30 oportunidades de aparecer na busca de algum usuário sobre determinado assunto. Não desperdice esse critério, mas também não exagere nem engane seus seguidores inserindo hastags que nada tem a ver com o texto ou a imagem postada.

Os perfis comerciais podem ser vinculados às fanpages do FB. Isso significa que ao postar no Instagram você consegue compartilhar a postagem diretamente na sua página do FB (de lá pra cá, entretanto, não éinstagram possível (ainda)). Não ignore esse recurso mesmo que, nos últimos meses, o FB tenha dado pouco retorno às contas comerciais. Na sua fanpage do FB  você pode instalar o app Instagram Feed para FB, onde as pessoas poderão ver o seu feed do Instagram. No compartilhamento para o FB acrescente sempre a chamadinha – Siga-nos tb no Instagram! – ou algo assim.

No Instagram comercial você precisa de um mínimo de 100 seguidores para que a visualização de suas estatísticas seja ativada à sua conta. Coloque isso como meta, porque é bastante relevante – saber que horas/período do dia seu perfil é mais visto, suas postagens são mais lidas, quantas pessoas veem suas postagens, os resultados de suas promoções, etc.

Nós cuidamos de contas comerciais no Instagram. Se você tiver interesse nesse serviço, entre em contato conosco.

E siga-nos lá! 😉